“O Sistema de Vendor Rating tem o objetivo de avaliar e monitorar continuamente o desempenho dos fornecedores e a confiabilidade dos produtos adquiridos para evitar problemas e na ótica de um processo de melhoria contínua.”

Portanto, para cada Grupo de Produtos estratégico associado a cada fornecedor, verificamos de uma maneira objetiva e sistemática as informações relacionadas aos comportamentos mantidos pelas empresas durante o processo de provisionamento, além da execução dos serviços contratuais, em particular:

qualidade dos bens fornecidos;

pontualidade dos serviços;

integridade na fase pré-contratual e na fase de execução;

respeito à segurança ao desenvolver os serviços.

O conjunto de resultados nessas áreas determina o valor do Índice de Vendor Rating completo da empresa e é utilizado pela Enel para a formulação de uma avaliação completa de cada fornecedor, em relação aos vários tipos de serviços e/ou bens fornecidos. Essa avaliação pode produzir efeitos como, por exemplo, a

suspensão da qualificação já obtida ou a simplificação do processo de renovação da qualificação. Cada fornecedor poderá consultar o próprio índice de Vendor Rating através da seção exclusiva do Portal de Global Procurement com as suas próprias credenciais. Esse índice poderá ser utilizado como elemento de avaliação para convites de licitação e para continuar o trabalho em conjunto. 

“Em particular, o índice relacionado à Segurança afeta significativamente a avaliação de desempenho de uma empresa. Além disso, foi introduzida uma nova disciplina que regula os casos de violação na área e que prevê um monitoramento específico por um determinado período para verificar eventuais repetições que podem dar origem a penalidades específicas, impactos substanciais sobre o índice de Vendor Rating e, em alguns casos, podem conduzir ao encerramento do contrato.”

Apenas através do controle sistemático do desempenho dos nossos fornecedores podemos manter os padrões operacionais elevados e levar a diante objetivos concretos com determinação.