“De facto, quanto ao Sistema de Qualificação, os nossos parceiros são submetidos a um rigoroso processo que observa requisitos relacionados com índices de acidentes no trabalho; organização; formação e qualificação do pessoal, os procedimentos para a gestão dos processos de Saúde e Segurança e com o controle dos equipamentos e dos dispositivos de proteção individual. ”

Em 2017, entrará em vigor o novo modelo de avaliação, para ser usado por todas as sociedades do Grupo no mundo e que estenderá a avaliação dos requisitos de Saúde e Segurança para todos os tipos de Mercado.

Uma particular atenção será prevista para os grupos de Mercadorias de risco elevado: além da análise da documentação e dos dados de acidentes no trabalho, serão efetuadas inspeções tanto na sede da empresa como na local de sua operação, quando distintos, para poder examinar todos os âmbitos de trabalho. 

“No interior do sistema de Vendor Rating, voltado ao controle das performances dos fornecedores, o índice relativo à Segurança afeta de maneira significativa o desempenho global de uma empresa: um indicador do nível dos padrões de saúde e segurança da empresa que devem estar em linha com os que temos na Enel.”

Saúde e Segurança não são apenas alguns requisitos, representam os alicerces da nossa relação de trabalho com os fornecedores e por isto são particularmente presentes também nas nossas especificações das Condições Gerais de Contrato, que estabelecem uma série de obrigações que a empresa parceira precisa, obrigatoriamente, cumprir.

As violações às normas de Saúde e Segurança determinam sansões que podem levar à suspensão, à resolução do contrato ou a impactos sobre o índice de Vendor Rating.

Estamos focados na identificação de empreiteiros que garantam os padrões mais elevados de saúde e de segurança no trabalho e envolvemos todos as partes, inclusive externas ao Grupo, em diversas iniciativas de conscientização e informação, de modo a elevar constantemente os seus padrões.

Por exemplo, One Safety, ao qual os nossos fornecedores podem aderir voluntariamente assinando o Memorando de Entendimentos e fornecendo os dados relativos à empresa, é um destes projetos que tem a finalidade de monitorar os trabalhadores com o escopo de apoiar e promover os comportamentos seguros e corrigir aqueles que representam risco da maneira mais eficaz possível. 

Um futuro melhor para todos nasce de um presente mais Saudável e mais Seguro.